Como ler mais?

6 dicas infalíveis pra te ajudar a retomar o hábito da leitura.

Vamos retomar as conversas sobre livros? Vamos!
Muitas pessoas me perguntam como consigo manter um hábito consistente de leitura. A verdade é que nem sempre foi assim, a leitura foi um hábito que reconquistei na minha vida. Vou contar mais aqui nesse post e com minhas dicas, você pode conseguir também!

Perdendo o hábito

Quando eu era criança e adolescente eu lia muito, meu recorde foram 60 num ano. Claro que eu tinha muito mais tempo e menos obrigações naquela época, hoje em dia esse é um número impraticável. Mesmo assim, com a vida adulta chegando e ocupações com a faculdade, depois com emprego, mais as distrações do smartphone (alô você que não consegue manter o foco em nada por mais de 10 minutos) eu fui parando de ler. Em alguns anos lia só 1 ou 2 livros, quando muito.

Com o tempo comecei a ver que minha memória andava bem ruim. Na verdade, ia além disso, percebi que estava me sentindo menos informada, menos afiada mesmo. Pensei que eu era muito mais inteligente na adolescência, e analisando melhor a situação vi que um fator que tinha mudado era que eu lia bem mais. Livros são uma riqueza, aprendemos muito sobre o mundo e sobre nós mesmas através da leitura. Estava cansada de me sentir assim, então resolvi tomar vergonha na cara e recomeçar a ler mais. Quero compartilhar como consegui.

Livros são uma riqueza, aprendemos muito sobre o mundo e sobre nós mesmas através da leitura.

Também já falei sobre isso no IGTV, se preferir pode assistir aqui ⬇️

Recomeçando

Bom, eu não tinha como ir de 1 para 20 livros num ano. Tinha que ser aos poucos, um passo de cada vez. Então num final de ano estipulei como meta pro próximo ano ler 6 livros. Pensei que 2 por mês era uma quantidade razoável.

Me empenhei pra escolher livros que prendiam bastante a atenção, tipo romance ou suspense policial. Eu fui gentil comigo mesma, não ia começar com um livro técnico bem difícil. Decidi que a leitura seria um prazer e eu leria coisas que gostasse mesmo.

Resolvi antes de dormir ler 15 minutos todo dia. Bom até pra dormir melhor. Deu certo e no final do ano minha contagem estava em 8 livros! Atingi a meta e pro próximo ano resolvi aumentar a meta, 9 livros por ano.

Pra isso eu precisava mais tempo. Pensei que todos os dias eu levava cerca de 20 minutos no metrô pra ir e 20 pra voltar do trabalho. Esse tempo voava, já que eu sempre ficava no celular. Então decidi uma nova regra: andaria sempre com um livro na bolsa e, assim que eu entrasse no transporte público e soubesse que ficaria ali por mais de 5 minutos (e tivesse lugar pra sentar) eu iria ler ao invés de me distrair com o celular.

Deu muito certo também, fora as vezes em que quase perdi minha parada pq tava presa no livro. O trajeto pro trabalho nunca passou tão rápido! No final do ano, eu tinha lido 13 livros.

Para o ano seguinte resolvi colocar a meta nos 12 livros/ano e desde então todos os anos tenho passado da meta. Costumo ler 14-15 por ano. Então, se vc também quer ler mais no próximo ano (ou agora mesmo), aqui vão minhas dicas infalíveis:

  1. Achar momentos da sua rotina que podem ser momentos da leitura. Antes de dormir é uma boa, mas não funciona bem pra livros muito complicados, por exemplo, porque costumamos estar já cansadas do dia.
  2. Desassocie do profissional, esqueça essa pressão de só ler coisas “inteligentes”. Escolha livros envolventes ou divertidos, pra que a leitura seja um lazer. Livros de crônicas ou contos também são ótimos para quem tem dificuldade de se prender em histórias muito longas.
  3. Tenha um livro sempre por perto, mesmo que seja menor para caber na bolsa ou no bolso. Se você anda de carro, deixe um no carro, por exemplo.
  4. Tudo bem não ler até o fim, ou não ler só um de cada vez. Livre-se dessa pressão de terminar: se você já passou de 30, 50 páginas e ainda não está gostando, que tal escolher outro? Você pode até retomar esse depois, ou ler esse e um outro mais envolvente. Intercalar livros diferentes as vezes ajuda, livros diferentes pra momentos diferentes.
  5. Caso precise de um empurrãozinho, entre para um clube de leitura. Muita gente não sabe o que ler, então um clube de leitura é uma boa opção. Assim você sempre terá sugestões de livros legais e poderá no final discutir o que leu com outras pessoas, o que é muito bacana! E ajuda a te dar uma certa rotina e te manter na linha, já que geralmente é um livro por mês.
  6. Compartilhe, fale com amigos sobre suas leituras. ter um círculo de amizades ajuda bastante.

Quer uma dica de livro legal? Dá uma olhada nesse post aqui, onde recomendo 10 livros bem bacanas escritos por mulheres.

Bom, espero que as dicas ajudem! Me contem como está indo, eu adoro falar sobre livros! 🤓

Publicado por aquelaline

Sou a Aline, brasileira, designer, viajante e sempre curiosa. Já morei em 4 países, falo 4 línguas e criei esse blog pra compartilhar um pouco do que aprendo por aí.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: